quinta-feira, 24 de junho de 2010

O que é o Mistério ?

O que é o mistério?
Segredo? Enigna? Explicação? Carisma?
Tudo aquilo que a inteligência humana é incapaz de explicar ou compreender. Coisa ou elemento o culto, obscuro ou desconcertante.
O homem é ontologicamente um mistério, tem sua raíz no mistério, dele se nutre e n’Ele se encerra.

Por mais que busque desvendá-lo, sempre fica algo por descobrir!
O mistério pode nos levar a inquietações, a dúvidas salutares que, no entanto, não nos deixam perder o rumo. Porém, é preciso que o homem nunca esqueça que “Deus é um mistério” e muito mais, que “Deus se encontra no centro e não às margens da vida do homem”. Portanto a sabedoria está em viver cada dia e aprender com ele, a fonte da paz consiste em deixar as coisas serem.
“O que conhecemos de Deus são as pegadas de sua ausência.” São João da Cruz.
O mistério que nos envolve nos cala!
Já nos dizia Edith Stein, “mesmo o caminho da fé é um caminho obscuro”, para seguir a Deus, o homem precisa deixar de lado suas certezas e permitir envolver-se no Deus que é misterioso, e que paulatinamente vai se revelando ao homem.
“É próprio do amor se revelar, se dar a conhecer, mas também, como parte da mesmo movimento, deseja conhecer.”
“O Reino dos Céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
O Reino dos Céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.
O Reino dos Céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta. Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes.
Compreendestes tudo isto? Sim, Senhor, responderam eles.

Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos Céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas.” (Mt 13,44-52).

Cristo é o mistério que fascina! Foi ele que fascinou o negociante a vender tudo e comprar a pérola que tinha maior valor, é ele que impulsiona o homem a largar tudo e seguí-lo sem temer as conseqüências.. o mistério do chamado...o mistério do amor de Deus, que é capaz de loucuras! Só uma fortíssima e libertadora experiência de Deus explica essa desinstalação formidável.
Deus está sempre no centro. Quando todos os revestimentos caem, aparece Deus. Quando os amigos desaparecem, os confidentes atraiçoam, o prestígio social é ferido a machadadas, a saúde vai embora, então aparece Deus.

Quando todas as esperanças sucumbem, Deus levanta o braço da esperança. Quando todos os andaimes arriam, Deus transforma-se em suporte e segurança...

Quando todas as seguranças falham, quando todos os apoios humanos estão por terra e voaram os enfeites e roupas, a pessoa, nua e livre, encontra-se quase sem querer nas mãos de Deus...eis o sentido em viver o mistério:


Está livre, abandonado em Deus!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário