quarta-feira, 9 de junho de 2010

Evangelizar no Poder de Deus

PODER
Somos chamados a evangelizar com o poder de Deus! O poder do Amor de Deus, que cura os enfermos, que levanta o caído, que faz desaparecer para sempre a tristeza e a depressão. Poder que cura a desesperança, poder que liberta do maligno, poder que faz o coxo andar, o cego ver, o prisioneiro ser libertado. Poder na pregação, poder nas palavras de sabedoria, de discernimento, de profecia, de entendimento, de ciência. Poder para testemunhar Jesus Ressuscitado, Vivo no meio de nós, resposta para as angústias, incertezas, ansiedades e medos do homem do terceiro milênio. Sim! Somos chamados a evangelizar com o poder de Deus e é exatamente este poder que tem convencido multidões de que Jesus está vivo e cumpre as suas promessas de dar testemunho à nossa pregação e ressuscitar mortos, curar enfermos, libertar endemoniados, livrar os seus anunciadores dos perigos que acompanham o anúncio (MC 16,17).
Porém, a manifestação máxima do poder de Deus, aquela que revela sua perfeição absoluta – a perfeição do amor – aquela que tem o poder de converter os corações mais empedernidos é a sua misericórdia! Este poder máximo do Criador, expressa-se em sua ...

Sabedoria
...que consiste em amar e amar sempre, amar em toda circunstância, amar apesar de tudo, amar apesar do erro do outro, amar até mesmo por causa do erro do outro. Consiste em perdoar e perdoar sempre, acolher e acolher sempre a todos e a cada um, a qualquer um, mas muito especialmente ao mais necessitado. Consiste em amar o inimigo, o desagradável, o que nos prejudicou, de forma mais profunda, cuidadosa e amável que a todos os que nos agradam. Consiste em manter os olhos em Deus em meio ao sofrimento, em aceitar humildemente nada compreender quando a dor nos abraça, em recomeçar, com humildade e esperança o que, em nossa visão limitada tínhamos dado por encerrado. Consiste em partilhar sempre, partilhar tudo, mesmo quando se tem pouco, mesmo quando não se tem nada. Consiste em socorrer o necessitado, em dar sem esperar receber, em dar sempre mais do que é pedido. Em visitar, escutar, ser presença para o doente, o velho, o necessitado, o solitário.
Sabedoria que consiste em obedecer humildemente o que ensina o Evangelho, em viver humilde e filialmente o que orienta a Igreja, em acatar com humilde gratidão e confiança o que parece ultrapassar a nossa lógica. Sabedoria que consiste em enfrentar o que em nós se levanta contra o conhecimento de Deus, em vencer o que em nós se levanta contra a caridade, em derrotar o que em nosso interior insiste em nos roubar a liberdade que Cristo nos conquistou. Sabedoria que não depende de conhecimentos intelectuais, que não depende de capacidades intelectivas, mas de abandono, abandono e confiança no Espírito de Deus. Sabedoria que é misericórdia, sabedoria que é caridade, sabedoria que é confiança: a sabedoria...

De Deus
... do Deus Uno e Trino que nos ama com este tipo de amor, este tipo de poder, este tipo de sabedoria. Sabedoria da Trindade, acima da sabedoria dos grupos e culturas humanos. Do Amor Trinitário, acima do amor humano, ao qual inspira e mantém. Do Altíssimo, acima das baixezas de nossa visão. Do Santíssimo, muito acima de nossas pobres perfeições morais. Do Boníssimo, muito acima de nossos pequenos atos de bondade. Do Salvador, muito acima dos seus dons e sinais visíveis de salvação. Do Criador, muito acima de nossa pobre criatividade. Do Redentor, muito acima de nossas ações sociais. Do Pai, muito acima do nosso amor familiar, que o dele inspira. Do Filho, que diviniza nossa humanidade. Do Espírito, que santifica a cada um, a todos e a tudo. Do Deus Homem que tudo recoloca sob a ordem do amor quando se estende, Homem e Deus, sobre a cruz. Da Cruz, símbolo e resumo, profundeza e amplidão, resposta e questionamento da Sabedoria de Deus. Pois a este Cristo, a este Crucificado, o Pai, no gesto cume de sua sabedoria, o fez..

Deus Homem ressuscitado
... para nos ensinar o quanto seus pensamentos distam dos nossos e o quanto seu poder e sabedoria chamam-se, como ele, o ilógico, inesperado, indescritível, insondável AMOR.
A quem testemunhamos
“Nós anunciamos Cristo Crucificado, que para os judeus é escândalo, para os gentios é loucura, mas para nós, que somos chamados, é Cristo, poder de Deus, sabedoria de Deus. Mas, a este Cristo, Deus o ressuscitou e disso nós somos testemunhas.”
Sim, somos não somente anunciadores, mas testemunhas de um amor que nosso pobre amor reflete, mas que é, eternamente, muitíssimo acima do nosso. Somos testemunhas do amor que vive!

Nenhum comentário:

Postar um comentário