segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Eucaristia é o sinal do amor

Ressuscitei, e por meio da Eucaristia, Eu estou convosco para sempre !!!

Por meio da celebração da Santa Missa, todo dia é Páscoa, tempo feliz da Festa eterna que supera qualquer tempo humano.Caminhando com a liturgia da Igreja e vivenciando uma plena sintonia com as diversas Dioceses e Arquidioceses do nosso país nesses poucos dias que nos separam da realização do XVI Congresso Eucarístico Nacional, nesse jubiloso clima da Páscoa, nós professamos com entusiasmo que é importante viver bem o encontro com Jesus na oração, na escuta de Sua Palavra e em cada celebração eucarística. (Texto-base do XVI CEN, página 38). Repletos de alegria pascal, unidos a Jesus Eucarístico na Sua consagração ao Pai, nós não cessamos de corresponder ao amor de nosso Redentor e de buscar uma maior vivência da graça santificante.
De um modo especial, nestes dias da Páscoa, em que o Cristo caminha ao nosso lado, nós desejamos com renovado ardor permanecer com Ele e haurir por meio d’Ele da fonte da água viva que sacia a nossa sede de justiça. Há poucos dias, ao participarmos da solene Vigília Pascal, por sermos uma comunidade eucarística, sentimos no fundo da nossa alma eucarística que, quando estamos unidos ao Cristo, as trevas tornam-se luz e a noite é suprimida pelo dia sem ocaso. No nosso íntimo, o Ressuscitado sussurrou: Ressuscitei, e por meio da Eucaristia, Eu estou convosco para sempre!.
Com gratidão e enlevo, dialogamos com o nosso Redentor e afirmamos que a reta participação no Sacramento da Eucaristia infunde em nosso ser um renovado e indelével sentido de piedade, de zelo e de valorização das coisas do alto. De joelhos diante do Altar do Senhor, em comovida e silenciosa adoração, nós também concretizamos o nosso ardente desejo de estar com Ele, pois cremos e professamos que o Sublime Sacramento não é uma simples memória de um rito passado, mas é, sim, a viva atualização do supremo gesto do nosso Salvador. Iluminados pelo esplendor de Jesus Eucarístico, envolvidos pela luz do Cristo ressuscitado, nós bradamos que a Santa Eucaristia é Jesus Cristo, passado, presente e futuro, é o supremo desenvolvimento da Encarnação e da vida mortal do Salvador, que aí nos concede todas as graças. É o mistério régio da nossa fé, para o qual convergem todas as verdades católicas, como os rios se lançam no oceano que os alimenta. (São Pedro Julião Eymard, Flores da Eucaristia, página 40).
Por meio da celebração da Santa Missa, todo dia é Páscoa, tempo feliz da Festa eterna que supera qualquer tempo humano, pois a presença salvífica de Cristo no Sublime Sacramento torna-se atual e viva em todos os lugares e tempos. Nutridos pelo Alimento das nossas almas, com revigoradas forças, nós notamos que a Eucaristia é o sinal perene do amor da Santíssima Trindade por todos nós, amor que sustenta os nossos passos na concretização da plena comunhão com o Pai, mediante o Filho, no Espírito Santo. Amor que perpassa o nosso coração e nos faz ultrapassar a rigidez dos nossos horários que são limitados por diversos afazeres, pois quando meditamos no mistério da Última Ceia, sentimo-nos participantes do imenso rio de amor que nasce do coração de Deus. Mergulhados neste rio de bondade e de misericórdia, em união com os irmãos, sem pressas ou correrias, aprendemos a clamar: O meu coração abrasava-se dentro de mim, a minha meditação ateava-se como fogo. (Sl 39).
O clima de vida, de ressurreição e de paz que provém desta atmosfera pascal faz-nos sentir que a Eucaristia é a contínua presença salvífica de Jesus vivo e ressuscitado em nosso meio e, por isso, em todos os domingos, celebramos a Páscoa semanal. Começamos a semana recebendo o Cristo Eucarístico, para que Ele ilumine o nosso caminho e dê vitalidade à nossa via de santidade. Quando damos passos mais significativos nesta via de santidade, nós temos acesso à revelação de que, na pessoa de Jesus Cristo, no seu morrer e ressuscitar, nós podemos contemplar a presença misericordiosa de Deus junto a nós e, consequentemente, o próprio mistério do Deus-vivo.
Neste tempo litúrgico da Páscoa, tal qual Cléofas e o seu companheiro, nós temos que suplicar ao Senhor que permaneça conosco, aquecendo nossos corações e revigorando nossas esperanças; temos que vivenciar a Eucaristia como um banquete divino, um memorial de presentificação, e temos ainda que elevar aos céus, sempre de forma mais apaixonada e intensa, nossa participação no Corpo dado e no Sangue derramado, com a consciência de que estamos realizando a mais perfeita oração de nossas vidas. Em um profundo clima de oração eucarística, deixemo-nos iluminar pela fulgurante e incessante luz destes solenes dias da Páscoa. Coloquemo-nos a caminho, pelos modernos caminhos de Emaús, para que o Cristo Eucarístico, com a sua vitória sobre a morte, as trevas e o mal, triunfe, esplendorosamente, em nosso meio, em nossas almas, nas nossas comunidades, nas nossas famílias e em todo o mundo.

Dep. Formação
Comunidade Recado

Nenhum comentário:

Postar um comentário