terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pirataria, Ministério e Vivência!


Apesar dos CDs e DVDs piratas e do repasse gratuito de música pela Internet, a música cristã se mantém forte, mesmo com uma crise financeira mundial. E sei que devemos reconhecer e sermos gratos pelo apoio de alguns poucos internautas que acreditam em nossa música e a divulgam de maneira santa, não disponibilizando ao público trabalhos inteiros.
Estou ciente, porém, de que outros não entenderão minhas palavras. Não sou dono da verdade e nem pretendo que meu artigo seja o único diagnóstico prescrito.

Minha intenção passa longe das vendas: A obra de Deus. Como temos cuidado dela?
Não posso e não omitirei o que tenho aprendido em minha vida, pelos nossos incansáveis pastores e principalmente pela Palavra de Deus.

A fidelidade é parte essencial na formação do caráter de um indivíduo. Por isso que "adulterar" os meios lícitos, além de anti-ético é pecado, ainda que seja cheio de boa intenção.
Internet, programas, tecnologia... Uma facilidade irresistível ao alcance de todos.
Mas a Igreja, o cristianismo, as boas obras, vivem da fidelidade dos seus.
Ter à nossa frente tudo o que o mundo globalizado nos dispõe, não significa que podemos tampar os olhos para os propósitos de Deus, ensinados há séculos pela Igreja.
Para S. Agostinho "
A liberdade fundamental consiste em fazer a vontade de Deus."

Já o Pe. Marcelo Rossi ao aconselhar jovens internautas, disse algo simples mas certeiro: "
Navegue, mas não se afogue".

Satanás tem enganado a muitos, usando-se da Palavra de Deus, de trechos bíblicos como
"De graça recebestes, de graça dai", distorcendo os textos sagrados, como se a Bíblia não justificasse em outros trechos a importância do apoio às obras de evangelização.
"
Ai de quem constrói sua casa usando-se de injustiça, e seus aposentos sem direito, que se aproveita do trabalho do próximo sem remunerá-lo." (Jer 22,13)

Mesmo quando alguém dizia que os preços dos produtos de evangelização eram caros, julgando estar fazendo o correto, porque a Igreja fez a opção pelos pobres... até nisso muitos foram e ainda são enganados, pois a Palavra é claríssima sobre o assunto; e se quiséssemos poderíamos encerrar essa eterna discussão com apenas um versículo:
"
Ao julgares, não beneficies nem o pobre nem o rico, mas aja com retidão."
(Lev 19,15)

Por que será que o preço da cerveja não é discutido? Nunca vi ninguém lutando por isso!
Hoje encontramos a cerveja em metros, com torneira. Gastando-se mais sem perceber.
Será que só é caro o que está relacionado a Deus?
Por que gasto bem mais do que o valor de um CD a cada mês, com lanches, futebol, namorada e eventos seculares, mas para mim o que é de Deus é sempre um peso?
De onde me veio essa ideia de que as coisas de Deus devem ser de graça?
De onde surgiu a ideia de que os evangelizadores não precisam ou não devem receber?
Quem disse que os Apóstolos não cobravam fidelidade financeira à obra? (
Atos 5,1-11)
Se estudarmos a Bíblia, um pouquinho sequer, cairemos de costas com a verdade!
Então chega um e diz: "Ah, mas eu não fico com o ganho pra mim! Distribuo de graça."...
E eu pergunto: Qual a diferência entre "lucrar" e "impedir"? Percebe a tremenda silada?
O que faço de bom e santo, impedindo que o sustento chegue à obra?

A música gospel dos nossos outros irmãos tem valido a pena? Merito da fidelidade deles.
Mas além disso, quem faz a música deles ser a melhor, somos nós mesmos: Católicos!
Pois na corrida da vida, chegam à frente os melhores, os atletas que mais exercitam.
A realidade é uma só: A fidelidade foi e sempre será o sustento da Igreja.
Dizem que o CD está em extinção. Eu digo: a fidelidade não.

É uma pena ver o público católico sonhando com DVDs bem produzidos. Mas também é lastimável ver que outros católicos não enxergam que isso é possível.
A Igreja no Brasil é uma potência incrível! E o povo católico é um povo que defende com todas as forças os seus valores.
Podemos notar pelas inúmeras bandeiras levantadas nos últimos anos. Como o movimento PHN (Por hoje não), inspirado ao nosso irmão Dunga... um basta ao pecado.
Porém, muitos ainda não entenderam o que significa na prática, pois apesar de participarem de comunidades PHN nos sites de relacionamentos, ao mesmo tempo participam descaradamente de comunidades "contrárias" a esse propósito de santidade.

Viver como se tudo fosse normal e nada fosse pecado, faz lembrar dos fariseus...
Eles conheciam a verdade, mas não se importavam com a verdade.
Infelizmente em nossos dias modernos vemos tantos pela Internet: Fariseus virtuais.
Fazem comunidades "cristãs", que acabam sendo sua religião particular, onde se ensina o que a Bíblia não disse, onde se desobedece a Igreja porque para eles "o que é essa tal de ética-cristã?"... onde se marginalizam, porque pela Lei praticam o crime.

É inaceitável um católico que se diz praticante, ficar indiferente a essas coisas.
É como alguém que passa o dia trabalhando para o demônio e quando chega à noite, pede ao Senhor: "Abençoa a minha casa". Ou: "Dá unção para o meu ministério".
Ainda que o sol nasça para todos, a bênção vem de uma vida de propósitos para com Deus.
A unção só se alcança com santidade! Não há técnica ou estudo que a faça chegar!
Há milhares de músicos e de gente querendo anunciar o Evangelho. Mas infelizmente, são reduzidos a não mais que alguns que o fazem em santidade ou que ao menos lutam por agradar ao Senhor com suas vidas.

Há alguns anos atrás, Rodrigo Pires, nosso amado irmão de ministério, disse para mim:
"Se quisermos falar sobre ser justo, primeiro precisamos viver e dar o exemplo".
Foi ai então, que ao comprar novos computadores para o Escritório Adoração e Vida, colocamos somente programas originais. E daquela época pra cá, nosso Ministério só tem crescido, até mesmo financeiramente.
O Rodrigo tinha razão... a bênção começa a ser demarrada a partir das nossas atitudes e intensões. Porque Deus vê o coração.
Quase todos do nosso ministério trabalham fora. Trabalham a semana inteira e ainda saem em missão nos fins de semana com toda alegria!
Batalhamos todos os anos para reservar uma cota de eventos gratuitos para os lugares que mais precisam. Porém, não vou esconder de ninguém:
Eu sonho com um dia, em que muitos músicos católicos sejam sustentados pela obra. Dessa forma, não precisariam dar a Deus apenas o tempo que lhes sobra.

CONVITE À ORAÇÃO:
Você sonha como eu, com um evangelismo forte do Brasil para o mundo?
Então em nome do Senhor Jesus, que ninguém te engane! Rompa com as trevas!
Vai orando, mas agindo também, lançando fora de sua vida tudo o que não é santo!
Deixe a bênção chegar à sua casa agora! Permita que o Senhor purifique seus pensamentos dos maus testemunhos e palavras equivocadas que ouviu de alguém que era referência para você. Que a Palavra de Deus seja sua luz! E que essa luz te mostre a verdade! Amém.

No amor que nos une.
Walmir Alencar
Ministério Adoração e Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário