Amizade Cristã
"A amizade se realiza entre inúmeras e indispensáveis conquistas..."
Eclo 6, 1 – 17.
Como vemos, a amizade verdadeira é rara; dificilmente é autêntica. É necessário acolhe-la com vigilante preocupação, tentando vivê-la dentro de determinados requisitos virtuosos. Mas quando alguém encontra o amigo verdadeiro e fiel, encontrou uma riqueza inestimável, que torna delicioso viver.
"Há amigos mais queridos do que irmão" (Prov 18, 24).
A amizade cristã é capacidade nova de amar os homens.
A amizade cristã é comunitária por vocação, porque provém de Deus que é Pai de todos; porque é comunicada pelo Espírito de Cristo, que é o amor por todo vivente; porque foi inoculada no fundo do humano pela encarnação do Verbo; porque é purificada e amadurecida nos homens pela sacramentalidade do mistério pascal do Senhor.
Amizade de Davi com Jônatas ( I Sm 18, 1; 20, 17);
Amizade de Jesus com Lázaro, Marta e Maria (Jo 11, 5-11);
Amizade de Jesus com João evangelista (Jo 13, 23).
Diferença entre fraternidade e amizade
Existe diferença entre o amor que devemos ter uns para com os outros:
- dimensão fraternal (ágape – caridade devida a todos, que o Senhor ordenou que se tivesse até pelos inimigos)
- amor de amizade (diátesis – caridade de afeto, dirigida a pequeno grupo de pessoas, a saber, os que se acham unidos a nós ou por semelhança de costume ou por comunidade de virtude).
Mesmo amando a todos, a caridade escolhe alguns a quem deseja testemunhar ternura particular, e, até neste número de privilegiados, elege pequeno grupo, ao qual concede afeto ainda mais especial. Dentro da vida fraterna existem pessoas escolhidas por Deus para serem próximas, criar laços.
"O caminho da amizade é humilde e cotidiano; acrescentarei que é longo, que exige paciência e que a amizade digna deste nome não poderia existir entre irmãos sem passar por etapas dolorosas (...) A aprendizagem da amizade autêntica é aprendizagem que nos prepara para todo amor desinteressado". R. Voillaume.
Alguns princípios básicos:
- Temos que ter caridade fraterna com todos;
- As amizades são espontâneas.
- As amizades são construídas na liberdade, nunca devem ser forçadas, ou direcionadas.
Conceitos
Quem é o amigo?
- Amigo é quem ama acima de toda busca pessoal interessada ou utilitarista;
- Estar disposto a aceitar o outro como é.
- O amigo deseja oferecer-se com um dom ao outro;
- Sente o que o outro lhe corresponde com idêntico amor de benevolência: compartilha com ele idêntico afeto altruísta (sentimento de quem põe o interesse alheio acima do seu próprio), atenção recíproca, a alegria de sentir-se amado, é capaz de escutar as batidas do coração do outro;
- Os amigos não conhecem o amor narcisista, nem o amor solitário. Cada um deles acha agradável viver porque seu viver é conviver junto; porque cada um se sente acolhido na intimidade do outro, porque pensa e quer em sintonia com o outro; porque se descobre implicado na vida do outro. Os dois são “uma só alma em dois corpos”.
- É um sentimento fiel de afeição;
- É a partilha mútua de vidas movida pela fidelidade e sinceridade.
- É um tesouro que o Senhor nos deu. ( Eclo. 6,14 ).
- É Deus quem escolheu.
- Tem coragem de dar a vida.
Amigo não é:
- Aquele que sai conosco, que convive, mas, aquele que conhece e pertence a sua vida;
- Uma propriedade exclusiva;
- Aquele que sempre concorda com tudo.
Características da Amizade
A vida de amizade é estruturada por palavras, silêncios e atitudes. A palavra comunica e troca reciprocamente convicções e sentimentos interiores; os silêncios deixam na alma a certeza de sintonia profunda. É essencial que tantos as palavras como os silêncios e as atitudes não expressem ruptura do diálogo e do encontro, porém, favoreçam a continuidade profunda. A co-presença amistosa no silêncio propicia a experiência de sentir-se harmonizados nos mesmos afetos, de saber que não há necessidade de palavras para comunicar-se, que não existe o imperativo de proclamar-se amados para sentir o amor do outro, que o estar juntos proporciona a alegria de experimentar-se irmanados das profundezas.
A comunhão de amizade é a linguagem que se expande pela interioridade mais profunda e que logo depois aflora espontaneamente por palavras e gestos exteriores.
Outras características:
- Aprende-se a viver na amizade através de longa experiência de amores de amizade imperfeitos, sem que jamais consigamos expressá-las de forma perfeita e definitiva;
- Participação (comunicar para vida, até nas pequenas coisas);
-Testemunho de Deus em sua vida e na amizade – é preciso educar os cristãos para que reconheçam o Senhor através da experiência da amizade fraterna;
- Responsabilidade pelo crescimento do outro – cuidado, zelo;
- Orar juntos;
- Lazer, diversão (gastar tempo com o outro);
Vall Senna
Comunidade Recado
Nenhum comentário:
Postar um comentário