quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Os Salmos na liturgia

Vamos lembrar que os músicos são como os levitas, que eram responsáveis por entoar salmos e cânticos à Deus, o líder era nada mais e nada menos do que: Davi, que não queria qualquer músico, ou qualquer salmista: precisava ser os melhores (tá vendo quem você é?) não por questões pessoais, mas na questão técnica mesmo, e organizacional. Davi queria dar o melhor para Deus e por isso, escolheu os que mais poderia dar o melhor.
Na liturgia sagrada somos parte do povo, porém com um diferencial: somos os responsáveis para ministrará o Louvor ao Senhor, como os levitas, logo: precisamos dar o nosso melhor.
Hoje vou me deter apenas nos salmos, mas vou explicando parte por parte da Liturgia pra vocês…amo cuidar das coisas do Senhor e a liturgia me encanta.
“Paulo já dizia em Efésios: “Sede cheios do Espírito Santo, recitando entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais”; e que esse cantar salmos estivesse em vigor também nas assembléias dos cristãos, indica-o ele essas palavras: “Quando vos reunis, alguns entre vós cantam o salmo” (cf. Documentos Sobre Música a Litúrgica, Paulus, 1903-2005).
Lindo, né? Estamos vivendo o que a Palavra nos fala a mais de milhões de anos.
Na parte prática: O salmista precisa se preparar antes e logo depois com o instrumentista a melodia do salmo da Liturgia. Nunca escolha qualquer canto no lugar no salmo. O salmo é resposta da assembléia em relação à Primeira Leitura, por isso, sempre vai levar a assembléia a cantar respondendo à 1ª Leitura, é claro que como a Liturgia sempre está ligada em tudo, logo o salmo reflete em toda a liturgia do dia.
A postura que o salmista precisa ter é muito cautelosa: suas vestes sempre adequadas (assim como todo filho de Deus), nunca apertada, decotada ou sem manga, nunca com bermuda…
Não é litúrgico que o salmista comente antes de entoar o salmo como por exemplo: “em resposta à primeira leitura cantaremos (ou rezaremos) o salmo, ou indicar qualquer coisa como: mais uma vez, a última vez…, pra acabar. O correto é: chegar no ambão da palavra, e entoar o salmo.
Aqui quero dizer que nesta hora Deus pode se utilizar e muito de você, porque o salmo é música da Palavra de Deus que sempre está viva no coração de quem deseja o Senhor. Você não é o centro, mas você é um canal para que aconteça a vontade de Deus, por isso, se prepare, invista nas melodias simples e inspiradoras de oração. No mínimo o Refrão necessita ser bem fácil para a assimilação da assembléia, as estrofes podem ser mais elaboradas, porém nunca exagerada… Deus é o centro, não esqueça.

KARINA MARIA. CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário