sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Arte... Deus quis compartilhar

Alguns dizem que arte não se define, mas se exprime, o mistério da arte é belíssimo, pois todos a veem, tocam, sentem, mas de formas diferentes. Dizem os estudiosos que a forma de ver e sentir a arte depende da cultura, do costume, da linguagem e vida de quem a aprecia. Como definir algo tão grande e misterioso como a arte?

Aí está o mistério da arte: se todos vissem e sentissem da mesma maneira, não teria mistério, não teria graça em contemplarmos uma arte, fosse ela qual fosse.
Somente Deus pode criar do nada, e tudo Ele criou, porém, quis partilhar com o homem a centelha da sua arte mais bela - a própria criação. Nem todos somos artistas, mas todos podemos desenvolver em nós a sensibilidade artística. Somente com alguns, Deus partilha a centelha de fazer arte, criar a partir de algo.

A arte é expressão e, no decorrer dos tempos, o homem, para exprimir suas idéias, foi se utilizando de tudo que era possível. Alguns dizem que o artista exprime, em sua arte, um mundo paralelo onde tudo está no seu interior – experiências já vividas, sonhos, desejos e anseios - ele cria um mundo ideal, ou aquilo que pensa que o mundo é. O mistério é que nem todos irão ver e sentir, e nem sequer descobrir o que o artista quis expressar naquela peça artística, seja uma tela, um desenho, poesia, escultura, teatro, música.

A arte é bela ou feia? Essa é uma grande pergunta, e muito difícil de responder, pois o que é feio para alguns é belo para outros, na verdade gosto não se discute. A maior verdade em tudo isso é que quando se desenvolve em si a sensibilidade artística, por mais feia que possa parecer uma peça artística, não vai soar como feia, mas como algo significativo. Tudo passa a ter sentido.

A arte é expressão de alguém que é diferente dos demais, por isso ela tende a expressar o diferente - às vezes, uma forma de ver o mundo, de um ângulo jamais pensado pelos demais. A arte é uma luz que ilumina a escuridão e os passos daqueles que buscam um sentido, ou respostas para seus questionamentos interiores.

Arte é isso, às vezes respostas, outras vezes questionamentos, às vezes paz, outras vezes conflitos. A arte nunca deixará de existir.

Marcos Roberto
Com. Recado

Nenhum comentário:

Postar um comentário