quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O crucifíxo do Haiti




Acabo de ver a imagem do Crucifixo da Igreja Sacre Coeur du Tugeau, no Haiti, exibida pelo Fantástico, programa da Rede Globo. O templo sagrado desabou e restou aquele Crucifixo, quase intacto, grande, erguido, exposto aos olhares que banham de lágrimas as noites haitianas. As pessoas param em frente a ele, choram e rezam. Esta imagem provoca o ser pensante. Por que foi assim? Por que aquele Crucifixo resistiu ao equivalente a 30 bombas nucleares como a de
Hiroshima? E Cristo ficou ali. Parece ser aquela Sexta-Feira Santa, em Jerusalém, no alto do Calvário. Pus-me a pensar e contemplar a chocante cena. Abri as Sagradas Escrituras e pus-me a ouvir o Senhor. O Filho do Homem permaneceu naquele lugar, representado pela imagem, para dizer aos sofredores haitianos que eles não estão sozinhos. Jesus Cristo está crucificado com eles e eles com Cristo. “Suas dores são minhas dores; suas lágrimas são minhas lágrimas; seu sangue é o meu sangue. Estou na cruz despido, como vocês que agora se encontram despidos de tantos bens.” Como disse o Profeta Isaías: “a verdade é que ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores” (Is 53,4). Os braços do Filho de Deus permaneceram abertos em Porto Príncipe para acolher o clamor de homens e mulheres transpassados pela lança da destruição, da fome, da sede, da perda de esperanças. O lado aberto do Cordeiro de Deus ficou ali, às margens da rua destruída, para dar descanso e consolo aos que ainda gritam por socorro debaixo dos escombros de uma cidade cujo concreto tombou sobre vidas cheias de sonhos. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos e eu vos darei descanso” (Mt 11,28). O Crucificado resistiu às forças cósmicas para dar refúgio e abrigo aos que vagueiam pelas ruas sem destino. O Crucifixo do Haiti foi mais forte que o terremoto para manter viva na mente e coração dos que por aquela rua passarem a boa notícia: “prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão” (Jo 15,13). Ali ficou uma imagem sagrada feita de matéria, porém, ao seu lado, ficaram os corpos de homens e mulheres, que viveram até o fim o Mandamento Novo. Eles foram imagens vivas do Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas. Trata-se da Dra. Zilda Arns e quinze sacerdotes presentes naquela igreja no momento da tragédia. Eles estavam juntos porque queriam amar intensamente as crianças daquela nação que esperavam por vida e vida em abundância. O Crucifixo do Haiti permanece erguido e o Espírito de Deus fala aos corações das pessoas de bem que salvam aquela sofrida gente. “Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; ... Todas as vezes que fizestes isso a um dos
menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25, 35-36.40).
O Crucificado ressuscitou e enviou do Pai o Espírito Santo renovando todas as coisas. Ele
ficou naquela destruída rua para dizer: “Coragem, eu venci o mundo” (Jo 16,33). Em meio ao caos da maior tragédia enfrentada pela ONU, há esperança, a luz dissipa as trevas em cada pessoa resgatada com vida, e em cada criança amparada. E o brilho volta a resplandecer nos olhos que agora choram os mortos. É a força criativa e reconstrutora do Amor estampada no Crucificado do Haiti

Padre Francisco Agamenilton Damascena
Vice-reitor do Seminário Diocesano São José
Uruaçu - GO

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Oração ao Espírito

Ó Vinde Espirito Criador, as nossas almas visitai.
e enchei nossos corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor do Deus excelso o dom sem par,
a fonte de água viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz;
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador porvós possamos conhecer.
Que procedeis do seu Amor fazei-nos sempre firmes crer.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Convide o Espírito Santo para entrar em seu ministério!


Deus vem, nos enche do Espírito Santo e realiza por meio de nós, o tempo vai passando e a gente acaba caindo na independência. Isso é um grande erro. Deus nos escolheu, meus irmãos! A luta está grande? Sim, está! Mas está só começando. Antigamente a gente cantava de qualquer jeito para Jesus, mas hoje em dia as pessoas buscam música de qualidade, querem um teatro cristão de qualidade, querem uma dança de qualidade. Mas se ficar só na qualidade não adiantará, além de qualidade é preciso ter a unção do Espírito Santo, para que as pessoas se encantem com a beleza da arte, mas também se encontrem com Deus.
Nós precisamos ter este Espírito Santo de poder e força, para sermos canais da graça aos outros, mas também precisamos d'Ele para nós mesmos, pois virão momentos em que passaremos por dificuldades em nosso ministério e é assim que seremos sustentados: pelo Espírito Santo. Haverá momentos em que nós precisaremos rezar pelo nosso irmão do ministério
Jesus sofreu muito e este é o Deus que o escolheu, que o capacita e que o unge; se Ele passou por sofrimentos, você também passará!
No ano passado minha esposa e eu resolvemos ficar grávidos e estava indo tudo bem, mas em um determinado dia ela acordou com dor de cabeça e no final daquele dia estávamos no hospital, ela havia perdido o bebê. Perdemos nosso chão, mas precisávamos passar por aquilo, Deus sabe aonde Ele quer nos levar com isso. Hoje ela já está grávida de novo.


Convide o Espírito Santo para vir para o seu ministério e quando Ele entra, Ele arruma a casa. Não tenha medo, Deus nunca entrará em sua vida para piorar, mas para trazer coisas boas a você. O Senhor não entra na nossa história para piorar, sempre para melhorar! Confia n'Aquele que o chamou e clame pelo Espírito Santo dia e noite para você e para o seu ministério!


Luiz Carvalho
Com. Recado

Evangelho de Terça Feira - 19/01

Evangelho (Mateus 2,23-28)
2ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”
25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

A postura de Jesus contrastava com a dos fariseus. Estes, apegados às tradições, suspeitavam dele quando o viam atropelar, com sua liberdade, os costumes dos antigos. Era como se estivesse ferindo a sensibilidade alheia.
O Mestre admirava-se da visão estreita dos fariseus, uma vez que, nas Escrituras, já se encontravam atitudes e gestos semelhantes ao seu. Por isso, agora, recordava-lhes um fato ligado a Davi, quando este, fugindo da perseguição de Saul, foi parar num lugarejo chamado Nobe, junto ao sacerdote Aquimelec (segundo o Evangelho, Abiatar). Davi e os seus companheiros estavam com fome. Nada tendo para lhes oferecer, o sacerdote deu-lhes os pães consagrados, que só aos sacerdotes era permitido consumir. E nem por isso ficou cheio de escrúpulos ou com peso na consciência. Seu gesto foi profundamente humanitário.
Tanto no caso de Davi como no dos discípulos de Jesus, a não-observância da tradição não aconteceu por leviandade. A vida humana estava em perigo. Precisava ser salva, mesmo contrariando as convenções religiosas.
Agindo com liberdade, Jesus ensinava aos discípulos como a religião deveria ser praticada com bom senso. Certas demonstrações de fidelidade às tradições religiosas acabam se tornando um espetáculo de insensatez, quando se chocam com o direito à vida

Pe. Jadelmir Vitório

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pirataria, Ministério e Vivência!


Apesar dos CDs e DVDs piratas e do repasse gratuito de música pela Internet, a música cristã se mantém forte, mesmo com uma crise financeira mundial. E sei que devemos reconhecer e sermos gratos pelo apoio de alguns poucos internautas que acreditam em nossa música e a divulgam de maneira santa, não disponibilizando ao público trabalhos inteiros.
Estou ciente, porém, de que outros não entenderão minhas palavras. Não sou dono da verdade e nem pretendo que meu artigo seja o único diagnóstico prescrito.

Minha intenção passa longe das vendas: A obra de Deus. Como temos cuidado dela?
Não posso e não omitirei o que tenho aprendido em minha vida, pelos nossos incansáveis pastores e principalmente pela Palavra de Deus.

A fidelidade é parte essencial na formação do caráter de um indivíduo. Por isso que "adulterar" os meios lícitos, além de anti-ético é pecado, ainda que seja cheio de boa intenção.
Internet, programas, tecnologia... Uma facilidade irresistível ao alcance de todos.
Mas a Igreja, o cristianismo, as boas obras, vivem da fidelidade dos seus.
Ter à nossa frente tudo o que o mundo globalizado nos dispõe, não significa que podemos tampar os olhos para os propósitos de Deus, ensinados há séculos pela Igreja.
Para S. Agostinho "
A liberdade fundamental consiste em fazer a vontade de Deus."

Já o Pe. Marcelo Rossi ao aconselhar jovens internautas, disse algo simples mas certeiro: "
Navegue, mas não se afogue".

Satanás tem enganado a muitos, usando-se da Palavra de Deus, de trechos bíblicos como
"De graça recebestes, de graça dai", distorcendo os textos sagrados, como se a Bíblia não justificasse em outros trechos a importância do apoio às obras de evangelização.
"
Ai de quem constrói sua casa usando-se de injustiça, e seus aposentos sem direito, que se aproveita do trabalho do próximo sem remunerá-lo." (Jer 22,13)

Mesmo quando alguém dizia que os preços dos produtos de evangelização eram caros, julgando estar fazendo o correto, porque a Igreja fez a opção pelos pobres... até nisso muitos foram e ainda são enganados, pois a Palavra é claríssima sobre o assunto; e se quiséssemos poderíamos encerrar essa eterna discussão com apenas um versículo:
"
Ao julgares, não beneficies nem o pobre nem o rico, mas aja com retidão."
(Lev 19,15)

Por que será que o preço da cerveja não é discutido? Nunca vi ninguém lutando por isso!
Hoje encontramos a cerveja em metros, com torneira. Gastando-se mais sem perceber.
Será que só é caro o que está relacionado a Deus?
Por que gasto bem mais do que o valor de um CD a cada mês, com lanches, futebol, namorada e eventos seculares, mas para mim o que é de Deus é sempre um peso?
De onde me veio essa ideia de que as coisas de Deus devem ser de graça?
De onde surgiu a ideia de que os evangelizadores não precisam ou não devem receber?
Quem disse que os Apóstolos não cobravam fidelidade financeira à obra? (
Atos 5,1-11)
Se estudarmos a Bíblia, um pouquinho sequer, cairemos de costas com a verdade!
Então chega um e diz: "Ah, mas eu não fico com o ganho pra mim! Distribuo de graça."...
E eu pergunto: Qual a diferência entre "lucrar" e "impedir"? Percebe a tremenda silada?
O que faço de bom e santo, impedindo que o sustento chegue à obra?

A música gospel dos nossos outros irmãos tem valido a pena? Merito da fidelidade deles.
Mas além disso, quem faz a música deles ser a melhor, somos nós mesmos: Católicos!
Pois na corrida da vida, chegam à frente os melhores, os atletas que mais exercitam.
A realidade é uma só: A fidelidade foi e sempre será o sustento da Igreja.
Dizem que o CD está em extinção. Eu digo: a fidelidade não.

É uma pena ver o público católico sonhando com DVDs bem produzidos. Mas também é lastimável ver que outros católicos não enxergam que isso é possível.
A Igreja no Brasil é uma potência incrível! E o povo católico é um povo que defende com todas as forças os seus valores.
Podemos notar pelas inúmeras bandeiras levantadas nos últimos anos. Como o movimento PHN (Por hoje não), inspirado ao nosso irmão Dunga... um basta ao pecado.
Porém, muitos ainda não entenderam o que significa na prática, pois apesar de participarem de comunidades PHN nos sites de relacionamentos, ao mesmo tempo participam descaradamente de comunidades "contrárias" a esse propósito de santidade.

Viver como se tudo fosse normal e nada fosse pecado, faz lembrar dos fariseus...
Eles conheciam a verdade, mas não se importavam com a verdade.
Infelizmente em nossos dias modernos vemos tantos pela Internet: Fariseus virtuais.
Fazem comunidades "cristãs", que acabam sendo sua religião particular, onde se ensina o que a Bíblia não disse, onde se desobedece a Igreja porque para eles "o que é essa tal de ética-cristã?"... onde se marginalizam, porque pela Lei praticam o crime.

É inaceitável um católico que se diz praticante, ficar indiferente a essas coisas.
É como alguém que passa o dia trabalhando para o demônio e quando chega à noite, pede ao Senhor: "Abençoa a minha casa". Ou: "Dá unção para o meu ministério".
Ainda que o sol nasça para todos, a bênção vem de uma vida de propósitos para com Deus.
A unção só se alcança com santidade! Não há técnica ou estudo que a faça chegar!
Há milhares de músicos e de gente querendo anunciar o Evangelho. Mas infelizmente, são reduzidos a não mais que alguns que o fazem em santidade ou que ao menos lutam por agradar ao Senhor com suas vidas.

Há alguns anos atrás, Rodrigo Pires, nosso amado irmão de ministério, disse para mim:
"Se quisermos falar sobre ser justo, primeiro precisamos viver e dar o exemplo".
Foi ai então, que ao comprar novos computadores para o Escritório Adoração e Vida, colocamos somente programas originais. E daquela época pra cá, nosso Ministério só tem crescido, até mesmo financeiramente.
O Rodrigo tinha razão... a bênção começa a ser demarrada a partir das nossas atitudes e intensões. Porque Deus vê o coração.
Quase todos do nosso ministério trabalham fora. Trabalham a semana inteira e ainda saem em missão nos fins de semana com toda alegria!
Batalhamos todos os anos para reservar uma cota de eventos gratuitos para os lugares que mais precisam. Porém, não vou esconder de ninguém:
Eu sonho com um dia, em que muitos músicos católicos sejam sustentados pela obra. Dessa forma, não precisariam dar a Deus apenas o tempo que lhes sobra.

CONVITE À ORAÇÃO:
Você sonha como eu, com um evangelismo forte do Brasil para o mundo?
Então em nome do Senhor Jesus, que ninguém te engane! Rompa com as trevas!
Vai orando, mas agindo também, lançando fora de sua vida tudo o que não é santo!
Deixe a bênção chegar à sua casa agora! Permita que o Senhor purifique seus pensamentos dos maus testemunhos e palavras equivocadas que ouviu de alguém que era referência para você. Que a Palavra de Deus seja sua luz! E que essa luz te mostre a verdade! Amém.

No amor que nos une.
Walmir Alencar
Ministério Adoração e Vida

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Artista da Semana - Eliana Ribeiro



“Pode uma mulher, uma mãe esquecer-se daquele que amamenta? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca.”Isaías 49, 15

Meu nome é Eliana Ribeiro Morais de Oliveira, nasci no dia 13 de Fevereiro de 1977, em Vitória - ES.

Na Comunidade Canção Nova estou desde 1999!

Antes de entrar para a comunidade cantava no grupo de oração, fazia parte da secretaria Davi da RCC, estudava - fazia faculdade de Química (estava no 3º ano) e dava aulas de química para pré-vestibular.

Nunca cantei em barzinhos, “no mundo”. Comecei a cantar na Igreja com 18 anos.A minha conversão aconteceu no ano de 1993, num encontro para Jovens em Vitória - ES, com a presença do Pe. Léo (Comunidade Bethânia). Ali tive uma forte experiência do amor de Deus em minha vida. A partir de então comecei a dar passos de conversão pois era uma adolescente rebelde, envolvida com drogas, bebida, namoros, depressão e desejos de morte. Comecei a me empenhar e buscar confissão, eucaristia, mortificações e oração da comunidade e do terço, pois sabia que assim Jesus continuaria me libertando.

Me engajei na paróquia, no grupo de oração trabalhando com crianças; após um ano fui convidada para o ministério de música, no qual fiquei até o ano de 1998 antes de entrar para a comunidade. Iniciei meu caminho vocacional à Canção Nova, e em 99 fiz o meu discipulado, em Queluz - SP.A comunidade é o lugar da minha santificação, lugar onde o Senhor escolheu para eu realizar a missão de evangelizar, e acima de tudo viver o amor a Deus e aos irmãos, de acordo com os princípios evangélicos. Lugar para ser feliz.

Dentro desta missão que é evangelizar, Deus me deu a graça de gravar meu primeiro cd em 2002, Tempo de colheita. Este CD revela a minha história em canções. Se Deus fez o que fez na minha vida (e continua fazendo) é porque Ele também pode fazer em todos aqueles que O buscam! A princípio achei que, por causa da minha história, de tudo o que vivi na dor, na conversão, nas derrotas, nas conquistas, na alegria, com este CD eu estaria hoje colhendo os frutos disso tudo. Na realidade não é “só” isso. A pregação da Canção Nova é esperança, vida, conversão e vinda do Senhor. Ele virá para “colher” os frutos, os bons frutos que serão aqueles que mesmo na dor, no sofrimento, nas tentações, agüentaram firmes, lutaram até o fim, e com a volta de Jesus conquistarão o Reino dos Céus. Todas as vezes que íamos gravar alguma música para o CD, rezávamos muito, e era isso que o Senhor nos falava, confirmando o título do CD, que está em Marcos 4, 26-29. Vale a pena conferir!

As músicas dizem da minha história. Entre elas, há uma que muito me emociona, que é “Olhando pra mim”: eu a fiz para o meu pai (que faleceu em Dezembro de 2000 num acidente automobilístico no qual estavam eu, o Fábio (na época era meu namorado), e minha mãe , no qual reconheço que a presença do meu pai da terra em minha vida foi uma linda experiência de amor do Pai do céu por mim, e que continua até hoje, e eu sei que é pra sempre.

No dia 14 de maio de 2004 eu e o Fábio nos casamos e quatro meses depois fomos enviados em missão para Portugal. Digo sempre que foi uma das maiores experiências de missão que já vivi. Lá tivemos a oportunidade de iniciar o projeto Espera no Senhor. Fizemos uma gravação ao vivo de algumas músicas inéditas com o povo português com o objetivo de registrar o tempo maravilhoso de evangelização que vivemos naquele país. Ao retornar ao Brasil demos continuidade ao projeto que se transformou no segundo CD Espera no Senhor com 11 faixas de estúdio e 5 ao vivo em Portugal.
Através dos CDs “Tempo de Colheita” e “Espera no Senhor”, espero que as pessoas façam uma profunda experiência do amor de Deus, que elas acreditem que o Senhor cuida de todas as coisas, que Ele tem o controle de tudo e jamais nos abandonará e que o impossível só Deus pode realizar. Tenho uma riqueza de evangelização nas mãos que é o CD, preciso me empenhar ainda mais para ser fiel e cantar com a vida o que eu creio e em quem eu creio.

Eliana Ribeiro lança seu primeiro DVD, gravado Ao Vivo no auditório São Paulo, em Cachoeira Paulista. O DVD tem 19 faixas, incluindo 4 músicas inéditas: Barco a Vela, música que dá título ao DVD, Força e Vitória, Enviai e Eu me Rendo a Ti.
O DVD é também consagrado pelas participações especiais de Dunga, Pe. Cleidimar [...]
Conheça o CD Eliana Ribeiro, Ao Vivo – Barco a Vela e tenha o grande prazer de estar em contato com Deus por meio da música e do show que traz grandes novidades e uma produção que vai encantar o público, emocionar, levar grandes momentos que provem o bem da alma e do espírito.

Para conhecer mais:

http://blog.cancaonova.com/elianaribeiro/

Para nós, ministros de música!


Olá irmãos, a paz de Jesus!


Gostaria de convidá-los para dois eventos relacionados ao ministério de Música e Artes.

- O primeiro será o Encontro Nacional de Formação (ENF)que vai acontecer na cidade de Lorena (SP) de 28 a 31 de Janeiro. É o evento mais importante para as lideranças da RCC, segundo palavras da Maria Beatriz Vargas, secretária geral do Conselho Nacional.
Há dois grupos se organizando no Estado para a viagem, partindo de Caxias do Sul e Santa Maria. O contato de Caxias é
54-37012127. Em Santa Maria o contato é com Iran, até AMANHÃ, pelos fones 55-30266209 e 55-91184964.

- O segundo é o Congresso Nacional do Ministério de Música e Artes da RCC,marcado para os dias 31 de abril, 1 e 2 de maio, em Campinas - SP. Temos o sonho de levar um grande número de ministros do Rio Grande do Sul para este encontro. Até em função deste evento e para que, em 2010, possam acontecer congressos de música e artes nas DIOCESES, não teremos o Estadual do ministério.

Peço a vocês orações, jejuns e penitências para que seja um ano de muita graça para o nosso ministério!
Deus nos abençoe!

Beijos

Cátia Kist
Ministério de Música e Artes - RCC RS

domingo, 10 de janeiro de 2010

É tempo de conversão!

Ola brothers em Cristo!

É tempo de conversão !!!

Não sei quais são os teus problemas , nãos sei o que tu tens passado , talvez esteja carregando um fardo muito grande , ou é tão pequeno que apenas vê felicidade a sua frente, tudo é belo , tudo é lindo. Vivemos em um tempo que tudo nos pressiona ,tudo necessita de alívios rápidos e resultados de urgência, não há tempo para pensar . O mundo te força a isso de todas as maneiras . Tenho algum tempo de caminhada na igreja , o suficiente para saber que não é fácil ser católico. Tem que ser muito forte para assumir este pensamento e responsabilidade de vida cristã. Necessitamos estar livres para as vontades e incumbências que Deus nos dá. É preciso estar transformado. Deus não quer saber do teu passado , de tudo que ficou para trás, pois Ele estava lá ao teu lado todo o tempo .Deus não quer saber dos teus erros e fracassos, Ele te conhece muito mais que voce mesmo. Tudo o que passou , nada ficou para trás para Ele. Deixe que Deus cuide do teu passado , preocupe-se com o hoje . Recomece tua vida no Jesus que te ama e sempre te amou. Nosso tempo é curto para perdemos com coisas tão mesquinhas e pequeninas. Recomece sua vida , querendo ser transformado por Cristo, sendo verdadeiramente convertido . É tempo de assumir nossa identidade de católicos que somos. Tenha fé em Deus para tudo na sua vida , deseje ser renovado , ser moldado por Ele . E acredite não vai se arrepender jamais!

SEJA LUZ!!!


Felipe de Nadal

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Por que a Igreja cobra espórtulas e taxas?


A prática das espórtulas é inspirada no Novo Testamento

Espórtulas são os valores cobrados pela Igreja quando esta ministra alguns Sacramentos (Batismo, Crisma e Matrimônio), especialmente a Santa Missa por alguma intenção especial.

Em primeiro lugar é preciso deixar bem claro que esta medida longe está de querer cobrar pelo sacramento ministrado. Cada um deles é impagável porque custou o preço do Sangue precioso de Jesus para a nossa salvação. Os sete sacramentos brotaram do Coração de Jesus transpassado pela lança na Cruz. É através deles que as graças da salvação, conquistadas a nós por Cristo, chegam a nós, e isso é impagável.

Então, por que a Igreja cobra uma taxa para celebrar alguns deles?

A prática das espórtulas é inspirada no Novo Testamento e existe durante quase dois mil anos. Essa prática tem duplo sentido:

1) para quem oferece sua dádiva é uma forma de participar, de maneira mais íntima, da oblação Eucarística e dos frutos desta; é expressão da fé e do amor com que tem acesso ao Pai por Cristo no Espírito Santo. Assim as espórtulas se justificam como a expressão da fé e do amor dos fiéis que desejam participar mais intimamente dos frutos da Santa Missa.

2) para a Igreja é um meio de sustentação legítimo, baseado na tradição bíblica e que não se trata de simonia, isto é, de comércio com as coisas sagradas. Após o Concílio do Vaticano II (1962-1965), que fez um balanço da vida eclesial, considerando as suas necessidades, o Papa Paulo VI regulamentou as espórtulas da Missa, em 13/06/1974, quando publicou o Motu próprio “Firma in Traditione”, em que dizia:

"É tradição firmemente estabelecida na Igreja que os fiéis, movidos por seu espírito religioso e seu senso eclesial, acrescentem ao sacrifício eucarístico um certo sacrifício pessoal, a fim de participar mais estritamente daquele. Atendem assim às necessidades da Igreja e, mais particularmente, à subsistência dos seus sacerdotes. Isto está de acordo com o espírito das palavras do Senhor: 'o trabalhador merece o seu salário' (Lc 10,7), palavras que São Paulo lembra em sua primeira carta a Timóteo (5,18) e na primeira aos Coríntios (9,7-14)”.

"O clero que, por seu trabalho, merece receber o necessário para se sustentar, deveria ter sua subsistência garantida por um sistema de financiamento independente de ofertas feitas por particulares ou pelos fieis que peçam serviços religiosos".

Depois disso, o assunto foi regulamentado também pelo Papa João Paulo II em 22 de janeiro de 1991, no Decreto SOBRE AS ESPÓRTULAS, preparado pela Sagrada Congregação para o Clero. O Código de Direito Canônico, promulgado em 25/11/83, quando fala das espórtulas, diz, entre outras coisas:

Cânon 945 - § 1. "Segundo o costume aprovado pela Igreja, a qualquer sacerdote que celebra ou concelebra a Missa, é permitido receber a espórtula oferecida para que ele aplique a Missa segundo determinada intenção”.

§ 2. Recomenda-se vivamente aos sacerdotes que, mesmo sem receber nenhuma espórtula, celebrem a Missa segundo a intenção dos fiéis, especialmente dos pobres.

Cânon 946 – “Os fiéis que oferecem espórtula para que a Missa seja aplicada segundo suas intenções concorrem, com essa oferta, para o bem da Igreja e participam de seu empenho no sustento de seus ministros e obras”.

Cânon 947 – “Deve-se afastar completamente das espórtulas de Missas até mesmo qualquer aparência de negócio ou comércio.”

No início da Igreja, os cristãos, ao participarem da Santa Missa, levavam consigo dons naturais (pão, vinho, leite, frutas, mel...). Depois passou a se fazer doações também em dinheiro por ser mais prático. A Igreja, como uma sociedade também humana e inserida neste mundo, precisa de dinheiro para exercer a missão de pregar o Evangelho, confiada a ela pelo próprio Cristo, desde os tempos d'Ele. Os doze Apóstolos tinham uma caixa comum (cf. Jo 12,6). Jesus aceitava que algumas mulheres os ajudassem com seus bens, entre elas, Maria Madalena, Joana, mulher de Cuza, Susana e várias outras (cf. Lc 8,1-3).

A primeira comunidade cristã em Jerusalém praticava a voluntária partilha de bens (cf. At 2,44; 5,1-6). Jesus elogiou a oblação da viúva no Tesouro do Templo: "Em verdade eu vos digo que esta viúva, que é pobre, lançou mais do que todos os que ofereceram moedas ao Tesouro. Pois todos os outros deram do que lhes sobrava; ela, porém, na sua penúria ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver" (Mc 12,42-44).

E aqueles que não têm dinheiro para mandar celebrar a Santa Missa?

A Igreja reza diariamente por todas as grandes intenções e necessidades da humanidade (os doentes, os moribundos, os encarcerados, os falecidos...), também pelas almas do Purgatório, em todas as Celebrações Eucarísticas. Assim, não há almas abandonadas no Purgatório por falta de dinheiro da parte dos familiares.

Quando todos os católicos pagarem o dízimo – que a Igreja não obriga que seja 10% do que a pessoa ganha, embora isso seja bom –, então, certamente não será mais preciso cobrar taxas para a celebração dos sacramentos, como o Batismo, Crisma e Matrimônio. Mas isso ainda não é comum; por isso a Igreja precisa das taxas para suas necessidades materiais.

O Código de Direito Canônico afirma:

Cânon 222 § 1. "Os fiéis têm obrigação de socorrer às necessidades da Igreja, a fim de que ela possa dispor do que é necessário para o culto divino, para as obras de apostolado e de caridade e para o honesto sustento dos ministros."

O que o Catecismo da Igreja Católica diz no §2043: " Os fiéis cristãos têm ainda a obrigação de atender, cada um segundo as suas capacidades, às necessidades materiais da Igreja".


Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Sonhe o sonho de Deus

Olá, amado(a) irmã(o)!!!


Paz e Bem!!!

Sou Missionário consagrado na Canção Nova há 13 anos, com votos para sempre, casado com uma mulher maravilhosa que se chama Ana Lúcia e temos 5 filhos (todos homens).

Comecei com o Dunga a tão conhecida Banda Canção Nova, que marcou história com o CD "Deus existe!!!" (lembra?!?!?).
Na Comunidade faço um pouco de tudo: apresento programas de televisão, locuções em Rádio, ajudo na produção de programas, animo Missas, grandes acampamentos, faço Shows, já varri palco, lavei banheiro, carreguei peso, dormi no chão, passei fome, passei frio e faço tudo isto de novo sempre que necessário!


Tenho 3 CDs gravados (Deus Existe!!!, Alegra-te e Deixe-se Amar) e já participei como solo e backing vocal em mais de 15 CDs.
Você pode estar pensando: "pôxa vida, eu pensei que o Flavinho ia falar para músicos e ele vem com esse papo de tocar na noite, varrer chão e lavar banheiro? Que papo estranho!!!"

Na verdade estou fazendo memória de toda a minha história como ministro de música e constatando que maravilhosa Obra o Senhor fez em minha vida!! (Sl 138, 14)
Sim, posso dizer como o Salmista: “Que maravilha meu Senhor sou eu!“.
Olhando para a minha história de Salvação, vejo que se Deus não tivesse entrado na minha vida no momento exato que entrou, eu teria me perdido e frustrado o plano e o sonho de Deus para mim!

Há mais ou menos 17 anos, um casal de amigos, rezando por mim numa adoração pela madrugada, em Palavra de Ciência, me disse: “Flavinho, a partir de hoje você irá brotar um Canto Novo (uma Canção Nova!!) para o mundo...!!”. Eu me assustei com aquilo, não entendi nada! Não fazia sentido para mim, pois eu nunca imaginava que um dia eu estaria na Canção Nova, cantando e pregando em outros países e levando a Boa Nova do Evangelho através da minha vida e do meu canto para o mundo inteiro. Porém, no íntimo do meu coração, eu sonhava isto... E como Deus vê os nossos corações (I Sm 16, 7), Ele encontrou no meu coração a matéria prima para que pudesse realizar a Sua vontade em mim. O sonho de Deus era o meu sonho!!

Você poderia pensar: “como um cara que já tocou na noite, se prostituiu, tomava todas, tinha uma vida toda errada, pode ser escolhido por Deus para fazer coisas tão maravilhosas?".
A resposta é simples: nós vemos as aparências e fazemos as escolhas a partir de parâmetros e sentimentos humanos. Deus, porém, vê o coração! (I Sm 16, 7)
É de suma importância que você já vá se vendo na minha história, que você vá encontrando similaridades entre a minha história e a história de membros do seu ministério de música.
Não somos nós que nos escolhemos a nós mesmos, nem somos nós que escolhemos os outros para estarem ao nosso lado ministrando a música, quem escolhe é Deus (Jo 15, 16) e Ele escolhe com a expectativa de colher muitos frutos desta escolha amorosa.

Meu irmã(o), não pare nas suas fragilidades, nos seus medos, nas quedas já vividas. Não pare também no julgamento sem misericórdia daqueles que Deus envia para o seu ministério! Saiba que naquela pedra bruta que é você ou aquela pessoa que Deus mandou para o seu ministério de música, existe um lindo diamante a ser lapidado, como eu fui e estou sendo lapidado até hoje (Rm 11, 32)! Lembre-se que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos!
Não tenha medo de sonhar! Sonhe em Deus!! Com as dificuldades que vivemos em nosso país tão corrupto, com tantas desigualdades sociais, econômicas, nos foi tirado de muitos até mesmo o direito de sonhar... Mas Deus deseja reavivar em nossos corações a partir do Espírito Santo que nos foi dado, que não é um espírito de timidez, mas de valentia (II Tm 1, 7), a alegria e a coragem de sonhar!


Sonhe com realizações grandes em seu ministério, sonhe em ter pessoas ungidas e coerentes com a fé ministrando a música ao seu lado, sonhe em ter os melhores instrumentos musicais para servir a Deus, sonhe com a unidade entre os ministros de música no Brasil, sonhe em gravar um CD maravilhoso e cheio da Unção de Deus, sonhe em ver maravilhas de Deus acontecendo em meio ao seu povo quando você estiver tocando ou cantando, sonhe em levar a Palavra de Deus aos quatro cantos da terra através de sua vida e de sua canção, sonhe com a Santidade. Porém, sonhe tudo isso em Deus!!
Se o seu sonho estiver em concordância com o sonho de Deus, ele já é uma realidade.
Sonhe com um Brasil melhor, mais justo e mais fraterno!
Sonhemos, irmãos, com os olhos e o coração voltados para o céu, mas com os pés firmes nesta terra!
Nos trancos e barrancos da nossa vida, Deus sempre esteve lá, nos amando e nos sustentando!

Coragem!!! O amor vencerá sempre!!
Ame e deixe-se amar!!

FLAVINHO CN

Salmo 28. Domingo 10/01.